Os sujeitos se apropriam dos conteúdos, transformando-os emconhecimento próprio, mediado pela interação com o outro.Durante as situações lingüisticamente significativas ocorre à expansão da capacidade de uso da linguagem e a construção ativa de novas capacidades que possibilitam o domíniode diferentes padrões verbais. Ao tomar a língua vernácula como objeto de ensino, a dimensão de como os sujeitos aprendem e desenvolvem sua competência discursiva não pode se perder. O ensino
deve dar-se num espaço onde os usos sejam compreendidos em seu valor histórico
e onde a necessidade de análise e sistematização teórica dos saberes decorra dessas mesmas práticas. Assim, os usos lingüísticos ocorridos na escola devem tomar as dimensões discursiva e pragmática como objeto reflexivo de modo a construir categorias explicativas de seu funcionamento, ou seja, é na escola que pode se dar a construção de instrumentos que permitirão ao sujeito o desenvolvimento das várias
competências discursivas nas diferentes situações de interação. Em decorrência esse conceito, os conteúdos de Língua Portuguesa articulam-se em torno de dois eixos básicos no terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental: o uso da língua oral e escrita, e a reflexão sobre a língua e a linguagem. Considerando a articulação dos conteúdos nos dois eixos significa que a finalidade do ensino é a produção/recepção de discursos, cuja análise permite ao professor avaliar o conhecimento discente e priorizar os aspectos a serem abordados.
deve dar-se num espaço onde os usos sejam compreendidos em seu valor histórico
e onde a necessidade de análise e sistematização teórica dos saberes decorra dessas mesmas práticas. Assim, os usos lingüísticos ocorridos na escola devem tomar as dimensões discursiva e pragmática como objeto reflexivo de modo a construir categorias explicativas de seu funcionamento, ou seja, é na escola que pode se dar a construção de instrumentos que permitirão ao sujeito o desenvolvimento das várias
competências discursivas nas diferentes situações de interação. Em decorrência esse conceito, os conteúdos de Língua Portuguesa articulam-se em torno de dois eixos básicos no terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental: o uso da língua oral e escrita, e a reflexão sobre a língua e a linguagem. Considerando a articulação dos conteúdos nos dois eixos significa que a finalidade do ensino é a produção/recepção de discursos, cuja análise permite ao professor avaliar o conhecimento discente e priorizar os aspectos a serem abordados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário